quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fio dental – 1x0 para os macacos!

Dizem que a espécie humana é a mais desenvolvida dentre todos os animais conhecidos, que domina a natureza com a complexidade do seu cérebro, seu polegar oponível e sua posição ereta. Afirma-se, ainda, que o comportamento humano dá-se num quadro de circulação permanente de informação. Cada homem recebe ininterruptamente estímulos diversos e diversamente organizados, aos quais responde por comportamentos que se distinguem pelas propriedades de sistematização, de transferência e de significação.
Pode até ser que essas informações sejam verdadeiras, mas no quesito fio dental, há muitos primatas saindo na frente...

#Macacas ensinam filhotes a passar 'fio dental', diz estudo.
(Foto e Reportagem: BBC)
Cientistas no Japão notaram comportamento quando observavam mães limpando os dentes.




Animais são conhecidos por sua capacidade de aprendizado.
As macacas de uma colônia na Tailândia ensinam seus filhotes a limpar os dentes usando fios de cabelo humano ou outros materiais parecidos, segundo observaram cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão. A descoberta comprova a teoria de que primatas são capazes de mostrar aos mais novos como usar "ferramentas".
"Fiquei surpreso porque o ensino de técnicas de uso correto de apetrechos era uma habilidade atribuída apenas a humanos", disse Nobuo Masataka, professor do Instituto de Pesquisas de Primatas da Universidade de Kyoto, que chefiou o estudo.
Segundo a mídia japonesa, ele e seus colegas observaram um grupo de 250 macacos-caranguejeiros durante o mês de fevereiro de 2008, em uma área a 150 km de Bangcoc, na Tailândia.
Os especialistas se concentraram em sete fêmeas que tinham filhotes com idades em torno de 1 ano, para verificar quantas vezes elas limpavam os dentes e por quanto tempo.
Os cientistas descobriram que este tempo dobrava se os bebês estivessem de frente para as mães, e que elas também exageravam seus gestos.
"Era impressionante ver que os filhotes prestavam atenção no ato das macacas", disse Masataka.
Ele lembra, no entanto, que o estudo ainda está em fase inicial.
"Agora gostaríamos de nos concentrarmos nos bebês e verificar se o ato das mães estão realmente os ajudando a aprender a limpar seus dentes", afirmou o cientista japonês.
Há pelo menos dez anos, já se sabia que algumas espécies de macacos são capazes de recolher cabelo humano e usá-los como fio dental. #

Este fato também foi noticiado no site da revista VEJA. Clique no link seguinte para acessar um vídeo sobre a reportagem:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/macacos-usam-fio-dental-427660.shtml

É inacreditável que mesmo havendo no mercado as mais diversas opções de marcas, que agrada todos os bolsos e os clientes mais exigentes, o uso do fio/fita dental ainda não faz parte dos hábitos de higiene bucal da maioria da população brasileira. Só com o uso do fio dental pode-se remover a placa bacteriana e os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes, evitando-se halitose, gengivite e problemas periodontais que podem ser ocasionados por uma higiene oral deficiente.
Esse quadro pode ser mudado somente com uma conscientização da população. Para que isso ocorra, os cirurgiões-dentistas das redes públicas e privadas precisam realizar campanhas de esclarecimento para que a utilização contínua do fio dental torne-se hábito entre as famílias brasileiras e seja passado de geração para geração.

Se até os primatas conseguem, o que está faltando para você?

5 comentários:

  1. Ola Dra!!! :)
    Demorei pra entrar no seu blog mas adorei!!!! Ta tudo muito lindo e o conteúdo muito bom!!! Parabéns e mto sucesso sempre!!!
    Um beijo Giu

    ResponderExcluir
  2. Gaby, gostei muito da reportagem e do vídeo! Interessantíssimo, e bom que chame a nossa atenção para um hábito essencial que é o uso do fio dental... Mais uma vez parabéns por ter criado este espaço de debate e difusão de informações. Beijos. Dani

    ResponderExcluir
  3. Giu, querida, que bom que vc gostou!!!
    Dessa vez eu que demorei a responder... mas saiba que fiquei muiiiito feliz com a sua visita!!! Volte sempre!!! Saudades... Gabriela.

    ResponderExcluir
  4. Dani, amiga-irmã, quero SEMPRE poder escutar a sua opinião... Muito obrigada pelo comentário... muito obrigada por tudo... Beijos da amiga de sempre. ;)

    ResponderExcluir
  5. poxa! o macaco é mais higienico que meu amigo ivanenson!!

    ResponderExcluir