terça-feira, 3 de março de 2009

Clareamento Dental


Com a crescente busca dos pacientes por um sorriso bonito e com o desenvolvimento de técnicas e materiais cada vez mais modernos, a Odontologia Estética e a Dentística Restauradora tornaram-se especialidades de grande procura nos consultórios odontológicos.
Como a cor dos dentes é um dos principais fatores que contribuem para o equilíbrio estético do sorriso e devido ao fato de haver, cada dia mais, uma valorização dos procedimentos estéticos menos invasivos, a técnica de clareamento dental tornou-se uma opção importante para o tratamento de dentes escurecidos.
As técnicas de clareamento consistem na aplicação de agentes químicos que, devido a uma reação de oxidação, removem pigmentos orgânicos dos dentes. Apesar de apresentar uma série de vantagens, também possuem limitações, o que torna essencial o conhecimento do profissional sobre a segurança biológica e o mecanismo de ação dos agentes clareadores, para que seus pacientes sejam devidamente esclarecidos sobre os benefícios e os riscos desse tratamento.
O Clareamento pode ser aplicado tanto em dentes vitais quanto em dentes não vitais e pode ser realizado em consultórios odontológicos ou na própria casa dos pacientes, mas sempre com a supervisão de um profissional qualificado.


Técnicas de Clareamento Dental:

  • Clareamento em Consultório com o aparelho de laser: nessa técnica, o agente clareador mais empregado é o peróxido de hidrogênio a 35%, que pode ser ativado com o auxílio de uma luz liberada pelo aparelho de laser/LED. Essa técnica está indicada para pacientes que desejam reduzir o tempo de tratamento ou que não apresentam disciplina para usar a moldeira individual com o gel clareador diariamente. Como, nessa técnica, o profissional confecciona uma barreira gengival protetora, não são causados danos aos tecidos gengivais adjacentes aos dentes clareados.

  • Clareamento caseiro com moldeira individual: nessa técnica, o agente clareador mais empregado é o peróxido de carbamida em concentrações de 10 a 16%. Para esses casos, o cirurgião-dentista confecciona uma moldeira plástica transparente, para que o agente clareador possa ser aplicado pelo próprio paciente em casa durante uma hora. Essa técnica apresenta resultados mais lentos que a citada anteriormente, sendo que o profissional pode optar por associar o clareamento caseiro com o clareamento de consultório, principalmente nos casos mais resistentes ao clareamento ou quando o paciente deseja encurtar ainda mais o tempo de tratamento.

  • Microabrasão: o objetivo dessa técnica é promover abrasão da superfície do esmalte dental, sendo que o agente mais utilizado é o ácido clorídrico associado a um abrasivo, formando uma pasta. Essa técnica é realizada no consultório odontológico e é normalmente indicada para dentes que apresentam manchamento por fluorose.

  • Clareamento em Consultório somente para dentes desvitalizados: essa técnica está indicada para o clareamento de um dente tratado endodonticamente que se apresenta escurecido. Nesses casos, é frequente usar-se como agente clareador uma mistura de perborato de sódio e solução de peróxido de hidrogênio a 35%, peróxido de carbamida a 35% ou peróxido de hidrogênio em pó, que é colocada na câmara pulpar previamente selada, sendo mantida por um intervalo de tempo de dois a sete dias. Quando necessário, pode-se realizar duas ou três trocas subseqüentes do agente clareador. Nesse procedimento, é muito importante que o cirurgião-dentista realize um efetivo selamento biológico do canal radicular, devido ao risco que essa técnica apresenta de causar reabsorção radicular externa.


As técnicas de clareamento dental podem ser indicadas para um dente isoladamente, para um grupo ou para todos os dentes em diversas situações, como:

  • Dentes com coloração amarelada ou escurecida;
  • Dentes manchados pela deposição de corantes provenientes da dieta ou fumo;
  • Dentes com alteração de cor originada de traumatismo;
  • Dentes com escurecimento por desgaste fisiológico do esmalte dental devido à idade;
  • Dentes com alteração intrínsica de cor provocada por doenças sistêmicas;
  • Dentes com manchamento leve por tetraciclina;
  • Dentes manchados por fluorose;
  • Dentes com escurecimento ocasionado por necrose pulpar.


Alguns pacientes podem apresentar sensibilidade logo após o tratamento clareador. Nesses casos, o cirurgião-dentista pode resolver a situação utilizando agentes dessensibilizantes, flúor, laserterapia, antiinflamatórios e analgésicos. A ingestão de alguns alimentos com elevada quantidade de corantes, como o café, o chá e o vinho tinto, deve ser evitada logo após o tratamento clareador.
Dentre os procedimentos estéticos disponíveis na odontologia, o clareamento dental é um dos mais seguros e, certamente, mais acessíveis à população. Trata-se de uma medida efetiva que ajuda na construção da auto-estima do paciente, pois consegue iluminar o rosto de quem sorri. Os profissionais especializados em Dentística Restauradora são os mais indicados para aconselhar o tipo de tratamento apropriado para cada paciente individualmente. Procure um especialista.

6 comentários:

  1. É muito bom fazer clareamento. A sensação é exatamente essa: sorriso iluminado.
    Fiz com a Gabi e adorei!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bubu! Que bom que vc gostou! Atender pessoas tão queridas como você é sinceramente um prazer enorme! Vc será sempre bem vinda... Tanto no blog, quanto no consultório! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Me chamo Gisa e estou a procura de um bom profissional para clareamanto dentario, pois meus dentes se encontram amarelados.
    Tinha muitas dúvidas, entretanto vc soube responder a todas! Porém gostaria de saber custo de um tratamento com moldeira individual e com aparelho de laser

    Aguardo respostas

    Adorei seu Blog!

    ResponderExcluir
  4. E onde voce atende dra? Também pretendo fazer clareamento auqi em belém.

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog
    e gostaria de saber onde vc atende dra.?
    qual o telefone do seu consultório?
    bjusss

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de fazer um orçamento.
    Estou muito afim de fazer um clareamento Dental.
    Por favor, entre em contato comigo para agendar uma data.
    adrielroo@hotmail.com
    91 8292 5747 (adriel)

    ResponderExcluir