quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Prótese Buco-Maxilo-Facial

A Prótese Buco-Maxilo-Facial (PBMF) é a especialidade da Odontologia responsável pela confecção de próteses faciais e intra-orais, que visam reabilitar pacientes com malformações e deformidades variadas.
As pessoas portadoras de deformidades faciais fazem parte de uma população silenciosa que, na maioria das vezes, não consegue levar uma vida digna, devido ao fato de sofrer uma terrível discriminação social.
São inúmeras as razões pelas quais um paciente procura um especialista em PBMF. Dentre estas, as principais são:
· Mutilações faciais decorrente de cirurgias oncológicas (para retirada de tumores malignos na região de Cabeça e Pescoço).
· Malformações Congênitas.
· Deformidades faciais ocasionadas por queimaduras, acidentes com arma de fogo, acidentes automobilísticos, ataque por animais, entre outras.
As Próteses Buco-Maxilo-Faciais podem ser confeccionadas com materiais aloplásticos, como o silicone e a resina acrílica. A retenção dessas próteses pode ser obtida de diversas formas, como, por exemplo: através de adesivos específicos, com o auxílio de armações de óculos, por sucção, ou utilizando-se implantes osseointegrados.
O procedimento protético tem que ser personalizado e realizado de forma totalmente individualizada, sempre respeitando as características anatômicas e a tonalidade da pele de cada paciente. A anaplastologia, que é a arte e a ciência de restaurar estruturas corporais ausentes ou mal formadas, utilizando meios artificiais, permite que o especialista em PBMF confeccione próteses com um grande padrão de qualidade.
Diversos tipos de prótese podem ser confeccionadas, dentre elas, as mais freqüentes são:
· Próteses Oculares: feitas em resina acrílica, a partir de uma moldagem individual, com a qual se consegue um restabelecimento do contorno externo de uma cavidade anoftálmica ou de um olho eviscerado, diminuindo o lacrimejamento, empestamento dos cílios, permitindo mobilidade de aspecto natural e melhorando a estética do paciente.
· Próteses Óculo-palpebrais: feitas, na maior parte dos casos, em silicone, para pacientes que perderam o globo ocular e a região da pálpebra. A retenção dessas próteses é alcançada de diversas formas, sendo essas essenciais para a estética facial de pacientes mutilados.
· Próteses nasais: feitas tanto em silicone como em resina acrílica, utilizadas para reabilitar pacientes que perderam o nariz. São extremamente leves e podem ser retidas de diversas maneiras. O impacto estético dessas próteses é imenso.
· Próteses auriculares: confeccionadas tanto em resina acrílica quanto em silicone, são utilizadas para reabilitar pacientes com malformações congênitas da “orelha” ou que tiveram a perda dessa estrutura por acidentes ou devido à ressecção de tumores nessa região.
· Próteses Obturadoras: utilizadas para reabilitar pacientes com deformidades no palato mole e palato duro (céu da boca). São extremamente importantes para a deglutição de alimentos e para a fala dos pacientes.
Como essa é uma especialidade rara, são poucos os profissionais que estão habilitados a realizar esse tipo de procedimento, sendo necessário um longo acompanhamento e manutenção dessas próteses durante toda a vida do paciente.
Os profissionais capazes de confeccionar essas próteses têm a oportunidade de oferecer vida nova a pacientes que se encontram reclusos em suas casas. Reintegrar o paciente à sociedade é o lema determinante entre os especialistas em Prótese Buco-Maxilo-Facial.

33 comentários:

  1. Gaby, passei aqui para lhe parabenizar pela iniciativa e dizer que serei frequentadora assídua do seu blog! Sou leiga na área, mas vc tem o dom de escrever de forma clara e simples sobre os mais variados temas. Parabéns! Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani, obrigada! Elogios vindos de você valem por dois!;) Beijos e vou aguardar suas visitas sempre!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, TENHO INTERESSE NA ÁREA DE PRÓTESE BUCO MAXILO. SOU ESPECIALISTA EM CTBMF E PÓS GRADUADA EM PRÓTESE. GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES COM VOCÊ QUE É ESPECIALISTA EM PBMF. TENHO DÚVIDAS SE FAÇO ESSA ESPECIALIZAÇÃO OU MESTRADO.
    MEU EMAIL É TAMBÉM MEU MSN CSODONTO@HOTMAIL.COM.
    PARABÉNS PELO ARTIGO. FOI BEM CLARO E AUTO EXPLICATIVO.
    FICO NO AGUARDO DE SEU CONTADO.
    DRA. CHRISTIANE PERES

    ResponderExcluir
  4. Cara Christiane, muito obrigada pela visita! O intuito deste blog é exatamente o de trocar informações com os colegas que se interessem pelos assuntos colocados em pauta. Vou enviar uma solicitação ao seu msn para que possamos conversar melhor. Acho que posso colocar você em contato com o responsável pela especialização e pelo mestrado de PBMF da USP. Espero poder ajudar! Volte sempre! Um abraço. Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza meu esposo também.quer fazer especialização em prótese bucomaxilo

      Excluir
  5. Olá, sou ainda acadêmico da graduação, e me interesso pela área de prótese. Me formo no final do ano que vem, e gostaria, se possível, que me desse algumas dicas quanto a especialização nessa área. Se puder enviar uma solicitação ao meu msn também, desde já agradeço! Meu email é pgfjunior@hotmail.com
    Aproveitando, parabéns pelo BLOG, está muito interessante! Continue assim! :)

    ResponderExcluir
  6. Sou tpd e gostaria de saber onde posso fazer o curso de prótese buco maxilo facial,alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  7. Olá, Paulo. Obrigada pela visita. O curso de PBMF é realizado na ABENO - SP. O coordenador é o Dr. Reinaldo Brito. Você pode falar com ele no departamento de CTBMF da USP - SP. Coloco-me à disposição para qualquer outro esclarecimento. Volte sempre! Gabriela.

    ResponderExcluir
  8. Adriano, o protético que trabalha comigo fez faculdade para protesista. Acho que em uma cidade no interior de SP. O nome dele é Victorino, e o telefone do laboratório em que ele trabalha é (91)32314406. Espero ter ajudado. Volte sempre! Gabriela.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Gabriela:
    Como paraense, dentista formado pela UFPA em 10 de dezembro de 1971, docente desde 1976 com carreira iniciada aí na UFPA na área de Prótese Buco-Maxilo Facial, pelas mãos do saudoso Prof. Renato Loreto de Souza, fiquei imensamente feliz em descobri-la na especialidade. Há mais de 30 anos estou fora da "terrinha".
    Imagino que você foi aluna de queridos amigos e companheiros de turma como Izamir Carnevalli de Araújo, Antonio José da Silva Nogueira, Arnaldo Mário de Frias Zúniga e Dagobero Sinimbú de Lima, afora alguns ex-alunos, hoje docentes da UFPA. Parabéns pelo seu interesse e sua produção na área. Aqui em Pernambuco, ficamos à disposição. Aí em Belém, pode contactar meu filho, dentista e docente da UFPA - Sandro Cordeiro Loretto.
    Meu e-mail: nloretto@gmail.com
    Forte abraço,
    Nelson Rubens Mendes Loretto - CD. MDS.DDS

    ResponderExcluir
  10. Caro Dr. Nelson Loretto,
    É realmente um prazer receber seu comentário no meu blog. Realmente são poucas as pessoas que trabalham com a especialidade de PBMF.
    Tive o prazer de ter todos os professores que você citou como meus mestres e, também, já escutei falar de você. Seu filho Sandro foi o co-orientador da minha monografia da especialização de dentística. Volte sempre! Gabriela.

    ResponderExcluir
  11. prezada Gabriela, sou dentista, especialista em prótese e também em implantes e estou fazendo mestrado em prótese. Cada vez mais me interesso em estudar e aprender prótese buco maxilo facial, porém consigo achar poucas informações À respeito ,como por exemplo onde tem cursos de especialização, como é o mercado de trabalho, como é o retorno financeiro. se você puder me ajudar serei muito grato

    ResponderExcluir
  12. Passando para parabeniza-la pelo blog. Muito bem elaborado e didático também, esclarecendo odontólogos e a população de uma forma geral. Fico muito feliz em ver uma colega se destacando na área da nossa especialidade. Lhe desejo muito sucesso na sua carreira. Um grande beijo Gaby. Do seu eterno amigo,

    Rafael Annunziata Trabuco
    Especialista em Patologia Bucal e Prótese Buco-Maxilo-Facial
    CRO-RJ 27.339

    ResponderExcluir
  13. Oie..
    Estou fazendo um seminario sobre PBMF.
    mais encontrou pouquissimas informações sobre o assunto.
    Poderia me ajudar?
    indicar um site

    agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  14. Olá, Gostaria de fazer uma pergunta - Eu preciso fazer a cirurgia ortognástica classe 2 e quero perguntar se você por acaso conhece algum lugar onde eu possa fazer esta cirurgia pelo sus ou alguma curso de especialização, sei que dá para fazer por convênio, mas não quero esperar tanto, s eu encontrar, prefiro fazer em um curso que não me cobre tão caro, porque tenho pressa, por favor. Obrigado - Responda em meu e-mail se não for te encomodar: tms-elsantos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. me chamo antonio tenho 31anos, fiz a 4meses atras três implantes, mais um deles meu plano de saude nao aprovou por que ficou um pouco inclinado, gostaria de saber se à algum problema, qundo um implante fica inclinado meu dentista de q tenh q retirar e fazer denovo.

    ResponderExcluir
  16. porfavor dê sua opnião, meu dentista diz q nao a problema nenhum em ter ficado imclinado, mais meu plano se recusa a pagar, entao voou ter q fazer novamente o implante, meu email e antoniowrs@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. olá Doutores, tenho um problema de maxilares, estou indo e vindo no HC SP já ha quase tres anos e eles só estão me enrolando, será que os srs. teriam uma dica que pudesse me ajudar.
    Grato

    ResponderExcluir
  18. Prezada Dra Gabriela,
    Sou baiano e tenho procurado informações sobre a área de prótese BMF aqui na Bahia, contudo ainda não encontrei ninguem por aqui que pudesse esclarecer as minhas dúvidas bem como indicar possíveis cursos na área por aqui. Sou especialista em implantes, mestrando em estomatologia pela UFBA e me interessei por essa área (PBMF) após converas com amigos da área médica. Gostaria em entrar em contato com vc atraves do msn para esclarecimento de algumas dúvidas se possível. Desde ja agradeço
    Almiro Vasconcelos
    mirofpm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Dra. Gabriela, quero saber mais sobre as próteses BMF. Saber se as pessoas optam mais pelas cirurgias ou se existem casos que só a prótese da resultado. Gostaria de conversar mais com você para tirar todas as duvidas. Sou estudante de odonto.
    Abraço
    Eduardo Carvalho

    ResponderExcluir
  20. ola Dra.Gabriela boa noite!
    Sou academico e estou em fase de tcc, estou trabalhando na area dos implantes extra orais para retenções das proteses BMF, falando de suas limitações e falhas. Gostaria de saber se voce teria artigos que poderiam ajudar na minha revisão.
    Grato João
    e-mail: jpaulinho_sl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber quem implanta uma prótese ocular no paciente, cirurgião plastico, oftamologista, Cirurgião buco maxilofacial, ou o próprio protesista buco maxilofacial ?

    ResponderExcluir
  22. Ola Dra Gabriela
    Sou cirurgia dentista e tenho muito interesse em PBMF... porem so encontro cursos de especializacao em SP, nao existem na regiao Sul. Por gentileza, se possivel, poderiamos conversar via msn? gostaria de maiores informacoes sobre esta especialidade e esta bastante dificil de encontra-las. Quero fazer minha especializacao em SP. Meu msn: drclaudiaduarte@hotmail.com Obrigada =)

    ResponderExcluir
  23. ola Dra Gabriela, estudo odonto e eestou fazendo um trabalho sobre a especialidade protese buco maxilio, a Dra poderia me passar o seu e-mail p/ enviar algumas perguntas para o trabalho, obrigada

    ResponderExcluir
  24. OLÁ OBRUGADO POR TER ESCRITO ESTA MATERIA, EU SOU ESTUDANTTE DE MEDICINA DENTARIA EM ANGOLA E GOSTEI DO CONTEUDO QUE ATE ME AJUDO A FAZER UM TRABALHO SOBRE O TEMA,

    PANZO LISBOA

    ResponderExcluir
  25. Dra Gabriela,
    Sou aluna do curso de odontologia da UnB, e estou entrando no ultimo semestre. Quero muito fazer especializacao na area de PBMF. Onde vc me indica? Sabe se tem algum bom proximo de brasilia?
    Meu email: isabella.aurea@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella, estou montando um curso de especialização em PBMF em São Jose do Rio Preto.
      Sou mestre e doutora na área, meu email é primarafon@hotmail.com

      Excluir
  26. Bom dia, sabe me dizer se as penas sao confeccionadas por uma protetico ou pwlo próprio cirurgiao dentista? Sou protetico dentário em busca de curso de prótese buco maxilo facial, mas só encontro cursos de pós voltados para cirurgião dentista

    ResponderExcluir
  27. Olá Dr.Gabriela. Me chama Márcia sou CD e tenho interesse em fazer especialização ou mestrado. Qual a diferença para a área da PBMF?
    Meu e-mail é: marciacostadeazevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde,
    Seu protético e estou em busca de cursos de prótese buco maxilo facial, mas só encontro cursos voltados para Cirurgião Dentista.
    Pode me dizer onde posso encontrar o curso para confecção dás peças?
    Obrigado
    Att
    EMAIL:wryelap@hotmail.com

    ResponderExcluir